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Fiscontal The accounting as a source of resistance to the economic crisis SS Tap Arq Fisco


Perguntas frequentes feitas à Contabilidade PDF Imprimir E-mail


Por Administradores


1) Quais os documentos que devo enviar à Contabilidade?

  • Enviar mensalmente os extratos de todas as contas bancárias (contas correntes, aplicações financeiras) de todos os bancos com os quais a Empresa transaciona;

  • Sempre que forem realizados empréstimos bancários, enviar a cópia simples dos respectivos contratos;

  • Enviar uma cópia simples do contrato do aluguel, caso o imóvel em que a empresa esteja instalada seja locado;

  • Enviar Comprovantes de pagamento de água, luz, telefone e demais despesas que estejam em nome da Empresa.

  • Havendo transações com o Exterior, enviar cópia dos respectivos comprovantes, principalmente contratos de fechamento de câmbio.

 

2) Devo enviar o comprovante de pagamento das contas?

  • Sim. Qualquer pagamento efetuado pela Empresa com devido comprovante de aquisição deve ser enviado para Contabilidade, para os devidos registros, não importando a forma de pagamento: cheque, débito bancário, transferência bancária, dinheiro, cartão de crédito, etc.

 

3) Quando faço adiantamentos de cartão de crédito devo enviar os comprovantes da operações?

  • Sim. Bancos emitem no momento da antecipação do crédito o documento referente à operação, o qual deve ser contabilizado para apropriação das devidas despesas.

 

4) Quais documentos não devo enviar à contabilidade?

  • Documentos particulares , ou que não estejam em nome da empresa.

 

5) Cupons fiscais são contabilizados?

 

Sim, porém, somente serão lançados como despesa se houver identificação da empresa compradora, com nome e CNPJ destacados no cupom fiscal.

 

6) Notas fiscais de venda a consumidor são contabilizadas?

  • Não. Para ser contabilizado, deve ser solicitada a Nota Fiscal M1.

 

7) Qual o prazo máximo de envio dos documentos à contabilidade?

  • Nos primeiros dias após o encerramento de cada mês, pois há muitos prazos a serem cumpridos relacionados à apuração dos tributos, retenções de tributos na fonte e elaboração de inúmeras Obrigações Acessórias

 

8) Quando adquiro um bem (veículos, máquinas, etc) devo enviar os documentos de aquisição ao escritório?

  • Sim. Qualquer bem adquirido pela Empresa será objeto de registro contábil, pois vai fazer parte do Ativo da empresa. É importante enviar cópia dos documentos.

 

9) Qual o destino dos documentos enviados à Contabilidade?

  • Após a recepção dos documentos pelo Departamento Fiscal, é feita uma triagem para verificação do conjunto das operações que foram praticadas, com vistas à análise quanto aos aspectos legais e apuração de tributos. Após esse processo, os mesmos são encaminhados ao Departamento de Contabilidade para elaboração da escrituração contábil, levantamento de balancete e Relatório Gerencial contendo a evolução das Receitas, Despesas, Custos, Tributos e apuração dos Lucros/Prejuízos.

  • Após os registros contábeis, os mesmos são devolvidos ao Cliente, com a indicação do mês e ano de referência, os quais deverão ser arquivados pelo próprio Cliente.

 

10) Qual a função dos documentos enviados à Contabilidade?

  • A contabilização das operações é feita com base em documentação contábil e fiscal hábil e idônea. Após os passos acima, são levantados balancetes periódicos e Relatórios Gerenciais para análise da Administração, inclusive para fornecimento a fornecedores e instituições de crédito, quando solicitados.

  • Os Balancetes e Relatórios Gerenciais se constituem em documentos importantes para a tomada de decisões por parte da Administração e Sócios ou Diretores das Empresas.

  • Posteriormente é feita a emissão dos Livros contábeis obrigatórios (Diário e Razão) referente a cada exercício social. O Livro Diário, após assinatura do Contador e do Sócio/Administrador responsável,  deve ser registrado no órgão de registro competente (Junta Comercial, Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou OAB) o e diário).


Fonte: Administradores 

 

 
   

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