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Fiscontal The accounting as a source of resistance to the economic crisis SS Tap Arq Fisco


Quem faz o preço? Você ou o mercado? PDF Imprimir E-mail


Por: Marcelo Lombardo

Meu último artigo, onde falei sobre o preço e a manipulação do subconsciente do consumidor, me rendeu uma série e e-mails e mensagens, principalmente sobre a parte em que afirmei: "custo + margem = preço”

Mas o que há de errado com essa equação? Muitos me apontaram que quem faz o preço é o mercado – ou seja, se o mercado compra por “x”, não adianta querer vender por maisQuem regula o preço é o mercado, seguindo a lei de oferta e procuraMas será que é mesmo? Será que somos todos vítimas desse ser intangível e impessoal chamado de “mercado” ?

Vamos falar sério: ninguém sobrevive sem margem. Se algum concorrente conseguiu fornecer exatamente o mesmo produto ou serviço pela metade do seu preço, ele provavelmente conseguiu inovar em algo que você não está enxergando. Com o passar do tempo, jogar o jogo do mercado e ir cortando gradativamente a sua margem para acompanhar a concorrência só vai te colocar em uma espiral em direção ao fundo.

E
ntão chegamos no centro da questão: quem faz o preço? Você ou o mercado?

A resposta é essa: depende de quem é você.

Se você é dos que inovam, dos que estão sempre na ponta e estudando para melhorar, certamente você pertence ao seleto grupo que surpreende o consumidor com uma forma mais eficaz de entregar seu valor e ser remunerado.

Agora se você é dos que defendem orgulhosamente a velha frase em time que está ganhando não se mexe”, você será um dos que ficará reclamando da concorrência desleal e do “mercado prostituído”.

V
oltamos portanto a um dos assuntos prediletos da casa: a inovação mas lembrando que a inovação pode estar na forma de vender, de entregar ou de se associar com parceiros. Inovação pode estar na forma de fazer Marketing ou na estratégia de comunicação da sua marca. Inovação pode estar no completo reposicionamento do seu business.

Portanto, inovação não é apenas uma nova tecnologia ou método mais econômico de produção. Mesmo que o seu produto não seja nada inovador, criar uma diferenciação através de um serviço agregado é uma forma muito utilizada de transmitir mais valor do que seu concorrente.

Então anote aí: há duas coisas que podem mudar o jogo: a diferenciação e a inovação.

Isso quer dizer que sim, existe uma boa chance de afirmar que quem faz o preço é você.

Mas se você não fizer nada ou dormir no ponto, aí quem faz o preço é o mercado. Mãos à obra, turma.

F
onte: Marcelo Lombardo

 

 
   

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