arte - curta nossa pgina.jpg
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/947435Fiscontal.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/467488837198002.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/146270Segeti_Silva.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/990153Sem_t__tulo_1.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/900985ARQFISCO.jpglink
Fiscontal The accounting as a source of resistance to the economic crisis SS Tap Arq Fisco


Bíblia: o livro proeminente da Administração PDF Imprimir E-mail
Quinta, 30 de Outubro de 2014 08:29

Bíblia: o livro proeminente da Administração


"O amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos" (1 Tm 6:10)

Em meio à rotina estupefata de estudante do curso de Administração de Empresas, muito me debrucei sobre os livros clássicos dessa magnífica ciência, e que tantos condenam a sua importância para o mundo dos negócios. 

Ao passar horas estudando as teorias e vivências de Taylor ou até mesmo tentando responder algumas dúvidas que pairavam sobre minha mente acerca dos pensamentos mais profundos e inestimáveis de Drucker, jamais tive a mesma experiência de ter dedicado parte do meu precioso tempo lendo e praticando a palavra de Deus.

Deixando de lado um pouco dos nossos valores, crenças e nem muito menos questionando a veracidade ou o tamanho da sua fé, convido você a encarar o fato de que esse magnífico livro, a Bíblia, tem valiosos ensinamentos tanto para sua vida quanto para seus negócios.

O principal personagem e o divisor de águas entre o antigo e o novo testamento, Jesus Cristo, nos deixa claro como ser um ótimo líder. Seu legado milenar está enraizado no cerne da humanidade e seus ensinamentos continuam mudando vidas. 

Não precisa ser especialista e nem muito estudado para entender que líderes não são profissionais que sabem somente lidar com metas, números e objetivos, mas - acima de tudo - sabem influenciar e inspirar pessoas em prol de um objetivo comum.

Em provérbios, 16:32, diz-se o seguinte: "Muito melhor é o homem paciente que o guerreiro, mais vale controlar as emoções e os ímpetos do que conquistar toda uma cidade."

O líder ou qualquer profissional paciente é mais assertivo em sua tomada de decisões. Muitos reinados sucumbiram perante sua própria impaciência. Na pressa, cometemos nossos piores erros. Mais importante que a velocidade é a própria direção.

"Prefiro dar passos curtos e firmes sem perder o sentido, a andar em alta velocidade e perder o rumo". Você só saberá se chegou se estiver focado em onde é seu destino.

Há quem diga que a palavra de Deus condena o próprio o dinheiro. Os ensinamentos bíblicos são claros com relação ao uso do próprio capital. Quanto à avareza, a palavra de Deus é mais transparente que uma bolha de sabão.

O avaro procura prazer em seu próprio dinheiro e acaba sempre soterrado em sua própria ganância. Dinheiro é um excelente servo e um péssimo senhor. Deixo aqui uma pergunta: Você morre servindo ao dinheiro, ou você vive servido pelo dinheiro? 

Não trabalhe pelo dinheiro, faça o dinheiro trabalhar para você. Ele não é o fim, mas sim o meio. Tão bom quanto ganhar dinheiro é poder mudar a vida de alguém. 

Dinheiro não é ruim, ele é bom. Mas pode ser melhor ainda se for usado para o bem. Porém, não é tudo. Enquanto o avaro pensa somente em seu enriquecimento próprio, o empreendedor (generoso) visa gerar valor (empregar pessoas e gerar renda) dentro da sociedade. 

Lei da abundância: aquele que plantar pouco, o pouco colherá. Falando de forma ainda mais clara e direta, a árvore boa não dará frutos ruins e a árvore ruim não dará frutos bons.

Se você tem um bom negócio (produtos e serviços de qualidade) clientes satisfeitos e felizes você terá.

As suas atitudes falam tão alto que chega a ensurdecer o seu discurso. No mundo dos negócios, se você não é honesto, não vai pra frente. E se for pra frente, logo tropeça e não levanta mais. Quem é feliz no pouco, será feliz no muito. Quem honra as pequenas coisas, honrará as grandes obras e será imcubido de grandes responsabilidades.

O invejoso é ávido pela riqueza, é capaz de passar por cima de todos e de tudo para o seu próprio enriquecimento, e é péssimo para entregar valor para aqueles que o cercam. A inveja é algo que corrói a sua alma e destrói seu espírito. Muitos líderes foram destronados pela sua própria inveja. Você já leu a história do rei Saul? 

Eu costumo dizer para mim mesmo todos os dias: hoje serei melhor do que ontem. Falo isso porque sei que o maior concorrente que eu posso ter sou eu mesmo. Minha mente está a todo tempo tentando matar meus próprios sonhos. Costumamos nos auto sabotar e é engraçado como a Bíblia fala muito sobre isso.

Eu poderia passar horas escrevendo este artigo acerca desse importante livro de Administração (embora não visto dessa forma por inúmeras pessoas) e, ainda assim, seria pouco para externalizar tamanho ensinamento.

A Bíblia diz que aquele que tiver preguiça cairá em um profundo sono. Quem trabalha bem, trabalha bem até de graça. A insatisfação com o trabalho é uma das principais causas da baixa produtividade. Não ter prazer no que faz, é um sério agravante para o insucesso. 

Existem muitos profissionais que costumam arranjar desculpas com relação à sua produtividade. Diz não trabalhar bem, por conta do péssimo salário. Outros são capazes de entregar um trabalho medíocre e usar como desculpa a má remuneração.

Como todo e qualquer livro, esse só fará diferença em sua vida se você dedicar parte do seu precioso tempo lendo, estudando e praticando aquilo que lhe é ensinado. Um livro pode ser somente um simples objeto de capa dura, repleto de folhas brancas com vastas palavras, empoeirado no fundo de uma gaveta e nenhuma diferença fará em sua vida.

Se tivesse lído a Bíblia quando estudava Administração, tenho certeza de que teria quebrado menos e acertado mais.

“Quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo" (Prov 28:20).

Não existe sucesso sem trabalho árduo.

E esperar simplesmente a providência de Deus não fará você uma pessoa melhor.

Autor: Leonardo Posich 

Fonte: Administradores.com

 

 
   

Grupo Segeti - R. Doutor Olavo Egídio, 812 - Santana - São Paulo / SP - Telefone: (11) 2971-5500 | Design e Otimização por Barutti.com.br