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Fiscontal The accounting as a source of resistance to the economic crisis SS Tap Arq Fisco


As 82 Maneiras de Economizar e Gastar Recursos Escassos com Sabedoria PDF Imprimir E-mail
Quinta, 30 de Outubro de 2014 08:42

As 82 Maneiras de Economizar e Gastar Recursos Escassos com Sabedoria

(Relação preparada por coordenadores da VISTAGE EUA, e divulgada no website para coordenadores e membros da VISTAGE “As 82 Maneiras de Economizar e Gastar Recursos Escassos com Sabedoria”. Na versão original eram 100 . Tradução feita por coordenadores da Vistage Brasil – (sugestões não aplicáveis no Brasil não traduzidas)

Redução de Custos

 

? Identifique seus diferentes negócios e considere encerrar os não lucrativos.

? Instale e monitore duramente os budgets departamentais.

? Dedique mais tempo ao seu negócio.

? Desenvolva e preste mais atenção, e com freqüência, aos principais indicadores de seu negócio.

? Reduza a retirada dos donos, ao mínimo para cobrir suas despesas.

? Por alguns meses o dono deve assumir a movimentação de pagamentos e saídas de caixa e eliminar as despesas supérfluas.

? Tenha cash flows preparados mensalmente para eliminar empréstimos desnecessários.

? Autorização de despesas passa ao nível mais alto do que o normal.

? Institua um programa de incentivo às sugestões de idéias de funcionários.

? Desenvolva relatórios semanais resumidos e atualizados de seus itens críticos.

? Desligue as luzes não necessárias e o ar condicionado sempre que possível.

? Subloque seus espaços livres de escritório.

? Reforce controles para suprimir roubos internos.

? Analise se desfaça de inventários com baixa rotação ou obsoletos

? Use mais emails e meios modernos de comunicações. Limite deslocamentos físicos àqueles estritamente necessários. .

? Se V. não obtém bons descontos por comprar quantidade, faça pedidos menores.

? Controle uso pessoal de carros da empresa.

? Pague as contas somente nas últimas datas.

? Considere se bônus são justificáveis; bônus são devidos sobre performance de lucro.

? Se tiver que comprar maquinário, pesquise custo/benefício ao máximo.

? Diminua ao mínimo os recolhimentos de planos de aposentadoria e outros benefícios e se necessário adie pagamentos.

? Elimine duplicações de compras, assinaturas de revistas e jornais.

? Corte despesas de representação.

? Reuniões só no escritório e não externas. Use vídeo Skype ou assemelhados.

? Minimize xerox e reduza habito de comunicações com copia para muitos de assuntos não estratégicos.

? Cancele seguro de veículos e equipamentos que não estão sendo usados. Venda-os..

? Terceirize tudo que represente adiamento ou prazo extra para pagamento.

? Corte despesas de viagem ao máximo. Muitas reuniões podem ser via vídeo Skype e outros meios eletrônicos modernos.

? Use bilhetes aéreos em promoção, ônibus ou carro sempre que possível. Viagem econômica, preços em promoção (compras via internet nos fins de semana dão

descontos maiores).

? Investigue todas possibilidades fiscais de adiamento de impostos.

? Identifique um responsável pelo depósito de matérias de escritório e instale duro controle.

? Negocie mudanças de acordo de pagamento com fornecedores e force adiamentos.

? Informe-se. Utilize seu computador para comparar performances atuais versus estimadas.

? Corte despesas de correios e comunicação institucional.

 

Gerenciamento de Crédito e Ativos

 

? Mais que nunca, compre melhor. Compare preços e condições com mais detalhes.

?Peça coleta de preços para todas despesas importantes. Peça e  insista na obtenção de ideias dos fornecedores que agreguem valor para o seu negocio. ? ?Fornecedores quando instigados dão ótimas ideias.

? Considere leasing equipamentos e imóveis ao invés de aquisição.

? Venda os ativos desnecessários.

? Para suas cobranças, use os métodos mais fáceis de pagamento.

? Cobre multas de atrasos.

? Aperte as condições de crédito para todos clientes.

? Credito para novos clientes deve ser checado melhor que antes.

? Concentre empréstimos para obter melhores taxas.

? Negocie os pagamentos de leasing para ser feitos nos meses de melhor cash flow.

? Prepare analises comparativas de preços da concorrência.

? Esteja seguro que seus clientes entendam suas condições de venda.

? Considere fazer cobranças quinzenais ao invés de mensais.

? Investigue todas as maneiras de envolver ao mínimo seus bens pessoais.

? Negocie rapidamente disputas de pagamentos de clientes.

? Receitas inesperadas vão direto para a melhoria do caixa.

? Acompanhe o contas a receber de cada cliente. Contate imediatamente se houver atrasos.

? Comunicação com entidades externas

? Garanta uma linha de crédito agora, antes de V. realmente precisar.

? Instale um esquema especial de cobranças. Se necessário contrate terceiros.

? Consulte com a seguradora maneiras de diminuir seus custos.

? Consulte com o seguro saúde também.

? Reúna-se freqüentemente com seu contador, seu advogado, e fornecedores cativos e em perspectivas, buscando idéias.

? Considere terceirizar sua folha de pagamento

? Considere uma associação ou parceria para levantar fundos necessários.

? Negocie abatimentos em todos seus aluguéis.

? Identifique fontes alternativas de financiamento.

? No fim do ano, muito cuidado com o planejamento de impostos.

 

Recursos de Marketing

 

? Mantenha a qualidade das relações com seus clientes.

? Acompanhe a concorrência e similares para entender suas ações nesta crise.

? Entende bem e utilize suas vantagens competitivas. Instrua funcionários e revendedores.

? Avalie cuidadosamente a precificação de seus produtos e analise a possibilidade de reajustes.

? Os donos e altos executivos tem que se aproximar o mais possível dos clientes, para saber de suas necessidades de produtos e serviços.

? Crie pacotes de produtos ou serviços e os ofereça a preços atrativos para estimular vendas.

? Investigue produtos e serviços similares para identificar novos mercados.

? Mantenha-se atualizado com as publicações e órgãos de seu ramo de negócio.

? Atualize com atenção e cautela o seu budget de propaganda e marketing, usando mais as novas mídias para vendas e marketing (mais baratas e mais eficientes).

 

Recursos Humanos

 

? Solicite a cada gerente que apresente plano de corte de despesas suas e de outras áreas.

? Discuta a crise econômica com seu staff para motivá-los psicologicamente e a fazer um bom trabalho.

? Monte um comitê para criar novas idéias de cortes de custo e implementar as já identificadas.

? Congele admissões e aumentos de salários.

? Use empregados temporários, sempre que possível.

? Use part-time ou estagiários.

? Elimine todas as horas extras que não sejam aprovadas por nível alto.

? Use pessoal interno para a manutenção de veículos e equipamentos.

? Reduza reuniões; use agenda para ter reuniões mais eficientes; marque hora de acabar a reunião.

? Treine os funcionários para fazer outros trabalhos além do atual.

? Acompanhe os funcionários para determinar sua produtividade. Troque os ineficientes.

? Aproveite a crise para identificar os melhores funcionários que agora estão no mercado.

? Envie apenas um funcionário para treinamento, ele deve passar seu conhecimento aos outros.


Fonte: São Judas Contabilidade 

 

 
   

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