003.jpg
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/947435Fiscontal.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/467488837198002.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/146270Segeti_Silva.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/990153Sem_t__tulo_1.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/900985ARQFISCO.jpglink
Fiscontal The accounting as a source of resistance to the economic crisis SS Tap Arq Fisco


Como as melhores empresas formam as lideranças PDF Imprimir E-mail
Terça, 27 de Janeiro de 2015 00:00

Como as melhores empresas formam as lideranças

Equilibrar as demandas mais urgentes com estratégias de médio e longo prazo, sem perder de vista o desenvolvimento dos gestores, a cultura e os valores da empresa. Esse parece ser um ponto de convergência entre as dez melhores empresas para a liderança presentes no ranking "Best Companies for Leadership", da consultoria global de gestão de negócios Hay Group. Hewlett-Packard (HP), General Electric (GE) e IBM ocupam o pódio brasileiro (veja quadro abaixo).

O levantamento contou com cem empresas e 2154 respondentes no Brasil, sendo 81% em cargos de comando e 36% mulheres. Além de responderem um questionário sobre a companhia onde trabalham, os participantes indicaram o nome de outra que têm como referência quando o assunto é liderança. "O ranking é um equilíbrio de todos esses elementos. As melhores não apenas identificam seus talentos, mas os tratam de forma diferenciada. Conseguem transmitir com clareza quais as competências esperadas e têm processos bem estruturados para desenvolvê-las", afirma Fatima Marques, presidente do Hay Group para América Latina.

Martin Stier, vice-presidente de recursos humanos da HP no Brasil, ressalta que a transparência, a comunicação aberta e o respeito são valores enraizados na cultura da empresa e que ajudam a explicar a primeira colocação na pesquisa. "Criamos um ambiente de confiança mútua, no qual todos podem opinar e contribuir. Mesmo se as notícias não forem tão boas, no fim do dia o funcionário vai saber de tudo em primeira mão."

De acordo com ele, a cada trimestre a HP realiza encontros com os gestores de diversas áreas para compartilhar estratégias, soluções e reforçar valores. "Em seguida, esses líderes são incentivados a dividir tudo o que for discutido com seus times".

Na GE, a diretora de RH para a América Latina, Ana Lúcia Caltabiano, diz que um dos pilares para o desenvolvimento das lideranças é o treinamento contínuo em todos os níveis. A empresa foi a primeira do mundo a contar com uma universidade corporativa - a famosa Crotonville, fundada nos EUA em 1956. Há poucas semanas, inaugurou no país a Crotonville Rio, a um custo de US$ 50 milhões. "Anualmente, investimos globalmente mais de US$ 1 bilhão para aumentar as oportunidades de aprendizagem e o desenvolvimento de competências de nossos colaboradores", diz.

Autor: Rafael Sigollo

Fonte: Valor Econômico

 

 
   

Grupo Segeti - R. Doutor Olavo Egídio, 812 - Santana - São Paulo / SP - Telefone: (11) 2971-5500 | Design e Otimização por Barutti.com.br