arte - curta nossa pgina.jpg
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/947435Fiscontal.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/467488837198002.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/146270Segeti_Silva.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/990153Sem_t__tulo_1.jpglink
http://gruposegeti.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/900985ARQFISCO.jpglink
Fiscontal The accounting as a source of resistance to the economic crisis SS Tap Arq Fisco


IBGE disponibiliza nova versão da Classificação Nacional de Atividades PDF Imprimir E-mail
Terça, 31 de Março de 2015 06:00

A Cnae é um instrumento que serve para organizar os sistemas de informação dos agentes econômicos e para padronizar a forma com que os diferentes órgãos do país classificam as unidades econômicas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza a partir de hoje (25), em seu portal na internet, a nova versão das subclasses de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), para uso da administração pública.

A Cnae é um instrumento que serve para organizar os sistemas de informação dos agentes econômicos e para padronizar a forma com que os diferentes órgãos do país classificam as unidades econômicas, segundo suas atividades.

Para compreender a importância desse instrumento, o IBGE lembra que, até 1994, diferentes classificações eram utilizadas pelo IBGE e por órgãos públicos como o Ministério do Trabalho, as secretarias de Fazenda, a Receita Federal e a Previdência Social, entre outros.

“Um mesmo agente econômico poderia estar identificado por códigos diferentes nos diversos cadastros das administrações federal, estadual e municipal, dificultando o confronto de informações e limitando o potencial analítico”, esclarece o IBGE.

Em 1994, foi elaborada a primeira versão da Cnae e, no mesmo ano, foi criada a Comissão Nacional de Classificação - Concla, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e que conta com a participação de outros 16 ministérios. O IBGE ocupa a presidência e a secretaria executiva da Concla.

A classificação da Cnae é hierarquizada em cinco níveis: seções, divisões, grupos, classes e subclasses. A estrutura atual da Cnae se manteve igual para os quatro primeiros níveis e criou mais subclasses. Atualmente a classificação é assim composta: 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 673 classes e 1.318 subclasses.

Segundo o IBGE, foram incluídas 20 subclasses, sendo que nove outras foram excluídas e nove mudaram de denominação. A Cnae Subclasses 2.2 entrou em vigor em 1° de janeiro de 2015.

FONTE: O Tempo

 

 
   

Grupo Segeti - R. Doutor Olavo Egídio, 812 - Santana - São Paulo / SP - Telefone: (11) 2971-5500 | Design e Otimização por Barutti.com.br